A Câmara de Nisa aprovou esta sexta-feira a adjudicação da empreitada de execução da ponte internacional sobre o rio Sever e acessibilidades, num investimento superior a 19 milhões de euros, anunciou a autarquia.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o município explica que esta medida foi tomada na sequência de uma reunião extraordinária do executivo, tendo a obra sido adjudicada à empresa Alexandre Barbosa Borges, S.A.
“Além da adjudicação da obra, foi também aprovado esta sexta-feira, 26 de setembro, o desdobramento de encargos, em sede de assembleia municipal, deste projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em cerca de 12 milhões de euros, e com um investimento global de 19.248.350,39 euros”, lê-se no documento.
De acordo com o município, a “obra terá início em breve” e contempla, para além da construção da nova ponte, que ligará a aldeia de Montalvão, concelho de Nisa a Cedillo (província de Cáceres) em Espanha, a requalificação da Estrada Municipal (EM) 1139, ao longo de “aproximadamente nove quilómetros”.
A obra contempla ainda a criação de um novo corredor de “700 metros na margem portuguesa do rio Sever, estabelecendo ligação entre a EM1139 e o tabuleiro da futura infraestrutura”.
“Com cerca de 160 metros de extensão, a ponte internacional terá um tabuleiro de 11,5 metros de largura, incluindo duas faixas de rodagem de 3,5 metros cada, bermas e passeios que terão um toque identitário e deixarão registada a portugalidade da infraestrutura”, lê-se no comunicado.
O projeto integra ainda dois arcos gémeos de betão, apoiados em maciços de fundação, solução que “dispensa a colocação de pilares” no leito regular do rio.
A Câmara de Nisa recorda que a ponte permitirá ainda “reforçar a ligação” entre a Extremadura espanhola e o Alto Alentejo, “proporcionando uma conexão direta” entre Cedillo e Montalvão e reduzindo as distâncias “em cerca de 100 quilómetros.