A atualização da previsão dos avisos de fundos europeus a publicar prevê que até agosto de 2025 sejam abertos 60 avisos ao abrigo do Algarve 2030, com uma dotação de mais de 213 milhões de euros, foi anunciado esta sexta-feira.
Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) destaca que a Comissão Interministerial do Portugal 2030 aprovou a atualização do plano anual dos avisos a publicar entre setembro de 2024 e agosto de 2025 pelos programas do Portugal 2030 e do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
De acordo com um plano para todo o país, está prevista a publicação de 376 avisos de concurso, com uma dotação de fundo associada de 4,6 milhões de euros, lê-se na nota.
A CCDR do Algarve afirma que se pretende com estes investimentos “promover a investigação e inovação, a competitividade e internacionalização das empresas, bem como o empreendedorismo e a inclusão social”.
Segundo a CCDR, o plano agora divulgado constitui “um relevante instrumento de planeamento para todos os atores do ecossistema dos fundos”, pelo que apela aos interessados a que planeiem desde agora os seus investimentos
No final de agosto de 2024, O Algarve 2030 contava com 92 operações aprovadas e 77 avisos de concurso lançados, prevendo até ao final de setembro de 2024 atingir os 50 milhões de euros de fundo aprovado, segundo dados da CCDR.
O Programa Algarve 2030 canaliza para a região os subsídios ao desenvolvimento destinados pela União Europeia para promover “a competitividade e diversificação da economia e a sustentabilidade regional, valorizando o território e as pessoas”.