Sines lança Estação Náutica e projetos ligados à economia do mar

Uma Estação Náutica e projetos ligados à economia do mar vão ser apresentados na edição deste ano da Feira do Mar, em Sines, a realizar no próximo fim de semana, divulgaram os promotores.

Promovida pelo Sines Tecnopolo, em conjunto com o município, a quarta edição do certame, com palco na marginal da cidade do litoral alentejano, vai contar com um programa preenchido por concertos, conferências, mostras expositivas, degustação de produtos locais e animação.

“Temos vindo a aperfeiçoar a Feira do Mar e a investir em novas atividades e temas, com novos parceiros, alguns deles internacionais, porque estes eventos vão-se afirmando ao longo do tempo e vão ganhando notoriedade”, realçou hoje à agência Lusa a diretora executiva do Sines Tecnopolo, Mónica de Brito.

O certame vai servir de palco para a apresentação pública da Estação Náutica de Sines, um projeto desenvolvido em parceria com o município e no âmbito de uma “rede turística náutica de qualidade”, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e serviços para atrair turistas e outros utilizadores.

A apresentação de projetos empreendedores e uma conferência sobre o passado, presente e futuro do comércio marítimo em Portugal são outras das novidades do certame, que se realiza na marginal da avenida Vasco da Gama, na frente marítima de Sines.

Torneios de futebol de praia, batismos de mar, mergulho e de canoa, visitas ao Farol de Sines, ‘showcooking’, prova de vinhos afundados no mar, ‘workshops’, yoga para famílias, pilates na praia, observação de peixes e marisco vendidos na lota de Sines, jogos e sessões dedicadas à sustentabilidade dos oceanos e do planeta completam o programa da mostra.

Em termos musicais, a organização programou concertos de Diamantina, Rúben Baião e Lucky Duckies para “aquecer as noites de verão à beira-mar”.