S. Brás Alportel tem novo posto de abastecimento de água em caso de incêndio

A Comissão Municipal de Proteção Civil de São Brás de Alportel aprovou a Estratégia de Ação na Prevenção de Incêndios Rurais, que inclui uma nova localização para abastecimento de água a meios aéreos, em Hortas e Moinhos.

A estratégia foi aprovada com base num “trabalho de continuidade” relativamente ao ano de 2018 e integra “um conjunto diversificado de medidas” para proteger e defender do fogo um concelho “onde a floresta representa dois terços” do território, referiu a autarquia num comunicado.

Neste território com população dispersa, a prevenção de incêndios rurais é considerada “uma missão absolutamente prioritária” para a Câmara de São Brás de Alportel e permite intensificar o “trabalho de limpeza de bermas e de manutenção da rede viária florestal”.

O concelho conta com uma população dispersa pela serra do Caldeirão e, por isso, a autarquia destacou a importância da aposta feita em 2018 no “levantamento da população serrana e a georreferenciação de habitações” para “reforçar a capacidade de reação da Proteção Civil na proteção de bens e pessoas”.