Páscoa é “excelente” para promover Alentejo e hotéis estão cheios ou quase

A Páscoa é “sempre um excelente momento de promoção” turística do Alentejo e a deste ano segue a tendência, com hotéis esgotados ou quase cheios, sobretudo por portugueses e espanhóis.

Segundo o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, os dados obtidos junto das unidades de alojamento e das empresas de animação turística mostram “que esta será uma Páscoa excelente no contexto do que tem sido o crescimento do Alentejo”.

O Alentejo já começa hoje, “felizmente”, a ser uma região “em que a sazonalidade se tem atenuado”, tendo a ocupação turística passado a ser “muito significativa ao longo de todo o ano”, disse o responsável da Entidade Regional de Turismo (ERT).

“Já temos muitas ‘páscoas’ e muitos ‘fins de ano’ no Alentejo, mas temos um segmento de mercado dominante que são as famílias e estas só podem vir em altura de férias escolares e de férias dos pais. Por isso, a Páscoa é muito boa para o turismo e é sempre um excelente momento de promoção” da região, argumentou.

Como o ano letivo “não é igual em muitos países europeus”, lembrou, o Alentejo é mais procurado na Páscoa por turistas portugueses, mas também “por espanhóis, que acabam por ocupar imenso as unidades da região”.

E os ganhos não são só para o alojamento hoteleiro. Há “um conjunto de atividades paralelas que vive muito à custa das dinâmicas do turismo” e que também “beneficia”, como a restauração, cafés ou empresas de animação turística, sublinhou Ceia da Silva.

Numa ronda efetuada pela Lusa junto de vários hotéis da região, foi possível constatar que alguns estão cheios ou quase e que os que ainda têm quartos esperam reservas de última hora.