Palacete de Borba classificado como Monumento de Interesse Público

O palacete seiscentista situado no Largo dos Combatentes da Grande Guerra, em Borba, no distrito de Évora, foi classificado como Monumento de Interesse Público (MIP), segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República (DR).

De acordo com a portaria, o imóvel constitui um dos vários exemplares de arquitetura senhorial seiscentista da vila, “tendo as fachadas sóbrias, rasgadas por janelas de verga reta e peitoril, que resguardam os interessantes elementos ornamentais setecentistas do interior, nomeadamente os do andar nobre, levantado sobre as adegas do piso térreo”.

Entre os elementos ornamentais incluem-se as pinturas murais atribuíveis ao pintor local José de Sousa de Carvalho, sobretudo o “teto dos planetas” da entrada, os jardins, bosquetes e túneis de fantasia da galeria da escada central, e as salas recobertas de trompe-l’oeils e decoração neoclássica e pompeiana da época de D. Maria I, nalguns casos totalmente pintadas, e noutros exibindo diversos apontamentos de cenas campestres, mitológicas e alegóricas.