Mostra de Doçaria faz “crescer água na boca” na vila de Alcáçovas

Foto: CM Viana Alentejo

 

Doces palacianos e conventuais de “fazer crescer água na boca” voltam a ser os “reis” da Mostra de Doçaria de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, entre sexta-feira e domingo, divulgou o município.

 

O certame, que vai na 19.ª edição, é promovido pela Câmara de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, no Parque de Exposições da vila.

 

Neste fim de semana, recheado de várias iguarias, doces locais como o “Conde de Alcáçovas”, o “Bolo Real”, as “Sardinhas Albardadas” e os “Amores de Viana” vão ser “as estrelas”, realçou a câmara municipal.

 

Doceiras e doceiros de vários pontos do país também vão participar no evento, mostrando “o que de melhor se faz ao nível da doçaria tradicional e palaciana”, acrescentou.

 

Do programa, segundo a organização, faz parte o 7.º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, com prémios para os melhores doces e que pretende sensibilizar para a importância da divulgação e preservação de doçaria tradicional portuguesa.

 

Nesta 19.ª edição, o programa vai incluir também três sessões de ‘showcooking’, com a presença de doceiras e doceiros do concelho, nomeadamente Casa Maria Vitória Margarida Ilhéu e Padaria do Ernesto.

 

Além dos doces, a iniciativa oferece aos visitantes um programa cultural que abarca cante alentejano, música popular, fado e ‘gospel’.

 

Na sexta-feira, a música arranca com a centenária Banda da Sociedade União Alcaçovense, seguindo-se atuações de grupos de cante alentejano, enquanto, no sábado, estão previstos espetáculos com os Dona Zéfinha os fadistas Luís Caeiro e Ana Sofia Varela.

 

A “banda sonora” do evento encerra, no domingo, com cante alentejano, um grupo de cavaquinhos e um espetáculo musical com o Coimbra Gospel Choir, constituído por cerca de 40 elementos e dirigido pelo maestro Nuno Mendes, referiu a organização.

 

Um passeio a cavalo, uma caminhada, o XX Critério de Corta Mato Paulo Guerra e o IX Passeio BTT “Rota dos Doces Sabores: BikePapper” são algumas das iniciativas desportivas, promovidas por associações locais, que constam do programa.