Montemor-o-Novo deixa-se “encantar” pelas “estórias” com Festa dos Contos

Foto: Orlando Joia

As “estórias” vão voltar a “encantar” Montemor-o-Novo com o Festival da Palavra – 10.ª Festa dos Contos, a partir de sexta-feira, com um programa que inclui sessões de contos, poesia, marionetas ou música.

A iniciativa, que este ano comemora o 10.º aniversário e, por isso, decorre durante 10 dias, até 19 deste mês, é promovida pela associação cultural ALGURES, sediada no concelho, em parceria com a Biblioteca Municipal Almeida Faria e a Câmara de Montemor-o-Novo.

Pelo evento, vão passar narradores e contadores de histórias como António Fontinha, Luís Correia Carmelo, Tixa, Thomas Bakk, Oswaldo Felipe, Rodolfo Castro, Cristina Taquelim, Carlos Marques e Susana Cecílio, entre outros.

A Gruta do Escoural, em Santiago do Escoural, é o palco para a abertura, através da atividade “No Princípio do Princípio”, com o narrador António Fontinha e a arqueóloga Sira Camacho, às 19:00 e 21:30 de sexta-feira.

Ao longo dos dias, o programa inclui um roteiro pelo Castelo de Montemor-o-Novo (no sábado), guiado por narradores e pela mesma arqueóloga, atividades em Lavre, Foros de Vale de Figueira em Escoural e noutras localidades, uma sessão de contos com prova de vinhos na Adega Plansel e uma romaria pela sede de concelho com um grupo de bombos, um grupo coral e um ensemble de música.

Um espetáculo para bebés, o Mercadinho da Palavra, a exposição “Histórias para Ganhar Tempo”, de Renata Bueno, um concerto com Beatriz Nunes e Luís Barrigas e o Piquenique da Palavra são outras iniciativas programadas.

Este ano, a ALGURES resumiu que, durante a festa, “bocas e ouvidos de todos os tamanhos estão reunidos em volta da palavra dita, ouvida, silenciada”, ou seja, “da palavra cuidada” por aqueles que fazem “dela a sua matéria-prima”.