Já se pode ir a banhos nas praias de Santo António e Monte Gordo

Os utentes das praias de Santo António e Monte Gordo, em Vila Real de Santo António, já podem ir a banhos, depois de a Agência Portuguesa do Ambiente ter anunciado que foram levantadas as restrições impostas ontem. As duas praias algarvias algarvias tinham ficado interditadas a banhos na quarta-feira, depois de uma análise da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), colhida na segunda—feira, ter revelado a presença de mais coliformes num valor que dobrava o legalmente permitido.
“Recolhida nova amostra durante o dia de ontem [quarta-feira], face aos resultados abaixo dos limites impostos pela legislação, deixam de existir restrições ao uso das águas balneares nas praias de Monte Gordo e Santo António, concelho de Vila Real de Santo António”, anunciou a APA num comunicado.
A mesma fonte recordou que, “através da sua ARH – Administração da Região Hidrográfica do Algarve, em articulação com a Autoridade de Saúde, desaconselhou ontem [quarta-feira], 29 de julho, o banho naquelas praias do Algarve por ter sido detetada a bactéria coliforme ‘Escherichia coli’, com o resultado de 2.087 NMP/100mL”, quando o “valor limite é de 1.000 NMP/100mL [número mais provável/mililitro]”.
“A amostra tinha sido recolhida no dia 27 de julho (segunda-feira) e o resultado foi conhecido ontem, dia 29 de julho”, referiu ainda.
A bandeira vermelha foi hasteada nas duas praias cerca das 15:00 de quarta-feira.
Posteriormente, a Câmara de Vila Real de Santo António atribuiu a presença de coliformes na água a uma descarga de um barco e anunciou que a autarquia ia realizar análises independentes.