Festival Política “chega” a Évora para debater a Europa

Um total de 17 atividades gratuitas preenche a 1.ª edição do Festival Política em Évora, entre esta quinta-feira e sábado, para envolver a sociedade civil e fomentar o debate em torno da política.

Com a Europa como tema de fundo, o festival promete, após as eleições Europeias do passado domingo, “fazer uma análise da participação cívica dos portugueses”.

“Em ano de eleições europeias e legislativas, queremos promover uma maior consciência política e social, sobretudo entre as gerações mais novas. Após a abstenção registada nestas eleições, é urgente pensar em mudar a forma como se envolve e cativa os cidadãos a participar na vida pública”, realçou Rui Oliveira Marques, cofundador do evento.

Concertos, filmes, humor, ‘workshops’, debate e arte no Teatro Garcia de Resende, assim como ‘speed dating’ com deputados da Assembleia da República, são algumas das iniciativas do festival, criado em 2017 e que, este ano, já passou por Lisboa e Braga.

O Festival Política, cujo conceito é da associação Isonomia, é apoiado pela Câmara de Évora, Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições, Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e Representação da Comissão Europeia em Portugal.