Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz cancelada

A edição deste ano da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), que estava prevista decorrer de 29 de abril a 03 de maio, foi cancelada devido ao surto de Covid-19, anunciou a câmara municipal.

Em comunicado, o município de Estremoz, indicou que neste certame, marcado para o parque de feiras e exposições da cidade, se previa que “viessem a concentrar-se mais de 1.000 pessoas em espaço fechado e mais de 5.000 em espaço aberto”.

Apesar das orientações da Direção-Geral de Saúde se aplicarem, atualmente, apenas até ao dia 03 de abril, o município justifica que “não consegue garantir a organização e planeamento de um evento como a FIAPE em menos de um mês”, pelo foi decidido o seu cancelamento, “não se colocando a hipótese da feira ser adiada e realizada em data posterior”.

Além da FIAPE, a autarquia cancelou também a Feira de Artesanato, o Concurso de Cozinha Alentejana, o Concurso Regional de Azeites – Prémio FIAPE e o Concurso de Vinhos FIAPE, assim como todos os eventos que estavam previstos no seu programa de animação cultural e desportiva.

Numa organização conjunta do município e da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE), a FIAPE, de acordo com a autarquia, é “um dos maiores eventos realizados no sul do país”, que recebe habitualmente milhares de visitantes.

Em Estremoz, o município decidiu também, entre outras medidas, suspender todos os eventos e iniciativas culturais a realizar no Teatro Bernardim Ribeiro, até ao dia 03 de abril deste ano.

Também até ao dia 03 de abril, a câmara decidiu encerrar todas as infraestruturas desportivas municipais.