DGS publica regras para escolas e creches em contexto de pandemia

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou o manual ‘Saúde e Atividades Diárias’, com medidas de prevenção e controlo da Covid-19 em estabelecimentos de ensino, nomeadamente no regresso às aulas presenciais do 11.º e do 12.º ano e nas creches e amas.

De acordo com o manual agora publicado, “os alunos devem ser organizados em grupos, que devem ter, na medida do possível, horários de aulas, intervalos e refeições organizados de forma a evitar o contacto com os restantes grupos”.

Dentro da sala de aula, é importante garantir a maximização do espaçamento entre alunos e alunos/docentes, mantendo a distância mínima de 1,5 a 2 metros, e virar as secretárias todas para o mesmo lado.

A comunidade escolar deve usar máscara durante toda a atividade letiva, é recomendada a higienização das mãos à entrada e saída do recinto e que sejam mantidas abertas as portas de acesso.

A DGS refere ainda que os espaços que não são necessários à atividade letiva devem ser encerrados.

Para as creches e nas amas sugere-se o espaçamento entre crianças que devem permanecer em salas fixas e a entrega das crianças à porta da instituição.

Em Portugal, morreram 1.263 pessoas das 29.660 confirmadas como infetadas com o novo coronavírus, e há 6.452 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.