Covid-19: Surto com 17 infetados identificado em Castro Verde

Um surto de covid-19 com um total de 17 infetados foi detetado na zona do Rossio do Santo, na vila de Castro Verde, anunciou esta terça-feira a Proteção Civil Municipal.

Fonte da Proteção Civil de Castro Verde revelou à agência Lusa que o surto nesta comunidade de moradores foi detetado após “duas crianças da mesma família” terem tido resultado positivo nos testes à covid-19, realizados na passada semana, na escola que ambas frequentam.

Na sequência destes dois casos, a Autoridade de Saúde de Castro Verde determinou a testagem, no sábado, das cerca de 50 pessoas residentes nesta zona da vila, tendo sido verificado que mais 15 moradores estão infetados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Em articulação com a GNR, a Câmara de Castro Verde “estabeleceu um plano para assegurar a fiscalização do rigoroso confinamento daquela comunidade”, adiantou a fonte.

No local, indicou, estão militares da GNR “em permanência”, a controlar os acessos.

Em paralelo, os serviços de ação social do município alentejano estão a dar apoio aos residentes no Rossio do Santo, através do programa “Fique em Casa, Nós Vamos por Si”.

Este serviço assegura “a entrega de bens alimentares, medicação e outros produtos essenciais às famílias que necessitem”, explicou.

O boletim epidemiológico da covid-19 no concelho de Castro Verde, divulgado esta terça-feira pela câmara municipal, contabiliza 66 casos ativos confirmados e dois óbitos.