Covid-19: Sobe para sete o número de internados ligados ao surto de Vila Viçosa

O número de idosos internados no hospital de Évora relacionados com o surto do vírus da covid-19 em valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa subiu de seis para sete, disse esta quinta-feira fonte hospitalar.

A fonte do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) indicou à agência Lusa que, na quarta-feira ao final do dia, foi internada mais uma mulher naquela unidade hospitalar relacionada com este surto.

Segundo a fonte do HESE, estão internados no hospital de Évora, em “enfermaria covid”, ligados ao surto de Vila Viçosa, cinco mulheres e dois homens infetados com o novo coronavírus, com idades entre os 86 e os 90 anos.

Contactada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo indicou que, de acordo com a atualização de dados de hoje de manhã, da Autoridade de Saúde Pública, há 63 pessoas infetadas com o vírus que provoca a doença covid-19 referentes a este surto, mais 10 do que na quarta-feira.

Neste total, segundo a ARS do Alentejo, estão incluídos 29 utentes de unidades da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, nove funcionários da instituição e 25 pessoas da comunidade.

A Câmara de Vila Viçosa, numa publicação esta quinta-feira na sua página na rede social Facebook, indica que existem no concelho 71 casos ativos de infeção com o vírus da covid-19, segundo dados da Direção Geral da Saúde, mais 12 do que na quarta-feira, sem precisar quais são referentes ao surto.

Segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Jorge Rosa, a primeira pessoa que testou positivo ao novo coronavírus SARS-CoV-2 foi uma funcionária do Centro de Dia de Bencatel, que, após confirmação, deu origem aos testes realizados no dia 14 deste mês.