Aljustrel: México é o país convidado do Festicante

Concertos de José Cid, Celina da Piedade, Los Alebrijes, Trio Mariachi e Los Cavakitos são destaques do 4.º Festicante, que vai decorrer entre sexta-feira e domingo, na vila alentejana de Aljustrel, e ter o México como país convidado.

Segundo a organizadora, a Câmara de Aljustrel, o festival, sob o lema “Nós e o Mundo”, pretende promover o cante alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade, incentivar o diálogo intercultural com outros países e “deixar entrar um pouco do mundo” na vila.

Segundo explica o município de Aljustrel numa nota enciada á Lusa, este ano, o Festicante, “um dos eventos mais singulares da região”, além de promover o cante alentejano, “vai dar a conhecer um pouco da cultura do México”, o país convidado.

Ao longo de três dias, o festival vai oferecer mostras de produtos e de gastronomia, músicas e danças tradicionais e uma exposição de obras de pintura e espetáculos musicais de artistas de Portugal e do México.

Ao nível da gastronomia, durante o festival, além de petiscos alentejanos, vai ser possível provar “afamadas iguarias” da culinária do México, também Património Cultural Imaterial da Humanidade, como chili com carne, burritos, nachos ou tortilhas.

O Festicante vai decorrer no Parque da Vila de Aljustrel e arrancar na sexta-feira, às 18:00, com a sessão de inauguração, que incluirá atuações de três grupos corais de cante alentejano do concelho.

Segue-se, às 19:30, no Centro d’Artes de Aljustrel, situado no parque da vila, a inauguração de uma exposição coletiva, que reúne obras de artistas membros do Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel e do artista plástico mexicano Rafael Ibarra.