Alandroal formaliza acordo com Governo para concluir obras em escola básica

Foto: CM Alandroal

A Câmara de Alandroal e o Ministério da Educação formalizaram um acordo de colaboração para a conclusão das obras da Escola Básica Diogo Lopes Sequeira, interrompidas em 2009, anunciou esta sexta-feira o município alentejano.

De acordo com um comunicado da autarquia enviado às redações, o investimento, no valor de dois milhões de euros, consiste na construção de um novo pavilhão gimnodesportivo e de um novo bloco pré-escolar com duas salas, além de todos os arranjos exteriores associados a estas componentes.

O financiamento da obra será assegurado na sua maior parte (1,7 ,milhões de euros) por fundos comunitários, através do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

Ao município de Alandroal e ao Ministério da Educação cabem assegurar os restantes 300 mil euros, em partes iguais de 150 mil euros de cada entidade, para a obra, que será lançada e executada pela autarquia.

Na nota enviada, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, referiu que “foi preciso lutar pelos fundos comunitários e pelo acordo agora assinado” para cumprir a promessa apresentada ao concelho quando o atual executivo municipal assumiu funções há dois anos e meio.

“Com 150 mil euros de fundos próprios, vamos investir dois milhões de euros na conclusão da rede escolar do concelho e na resolução do último grande problema que lhe estava associado”, destacou o autarca.