A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou esta segunda-feira a empreitada de modernização da Linha de Vendas Novas, inserida num investimento global de 204 milhões de euros, para reforçar o transporte ferroviário de mercadorias entre Sines e a Europa.
Em comunicado, a IP explicou que a empreitada consignada envolve 120 milhões de euros, mas o projeto de Modernização da Linha de Vendas Novas, incluindo trabalhos já realizados até esta fase, compreende um total de 204 milhões de euros.
A cerimónia de consignação, que marca o início da intervenção nesta linha de transporte de mercadorias, foi realizada ao final da tarde, em Vendas Novas, com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e dos presidentes do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, e da câmara municipal, Ricardo Videira.
De acordo com a IP, a intervenção, com um prazo de execução de 48 meses, vai permitir modernizar os 69 quilómetros da Linha de Vendas Novas, incluindo estações, infraestruturas e sinalização.
Os objetivos são “a modernização da infraestrutura ferroviária e a ampliação das estações para permitir o cruzamento de comboios (…), potenciando as condições de exploração e reforçando a ligação ferroviária do Porto de Sines às plataformas logísticas nacionais e à Europa”, pode ler-se no comunicado.
Trata-se de um “projeto estratégico” financiado pelo Portugal 2030 e que está “alinhado com descarbonização, interoperabilidade e competitividade logística”, realçou também a IP, referindo que, ao reforçar o transporte de mercadorias entre o Porto de Sines e a Europa, será também possível descongestionar Lisboa.
A empreitada vai incluir trabalhos como a substituição da superestrutura de via, com utilização de travessas polivalentes de betão e carril 60 E1, prolongamento e renovação das estações técnicas de Muge, Agolada, Salgueirinha, Lavre e Vidigal e renovação das restantes seis, tratamento de 17 quilómetros de plataforma, terraplanagem, drenagem e reperfilamento de taludes, execução de 69 passagens hidráulicas ou intervenção em três pontões metálicos.
Encerramento de seis passagens de nível (PN) e construção de quatro passagens superiores rodoviárias, com os respetivos restabelecimentos, automatização de nove passagens de nível ou construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações são também trabalhos previstos, entre outros.
A Linha de Vendas Novas desenvolve-se entre Setil, onde cruza a Linha do Norte, e Vendas Novas, onde entronca com a Linha do Alentejo, atravessando os concelhos de Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Montijo, Montemor-o-Novo e Vendas Novas.
A linha é exclusivamente percorrida por composições de mercadorias, assumindo-se como um dos principais eixos de transporte de carga no sentido Norte–Sul, sendo que, por este itinerário, os comboios evitam a passagem pela zona de Lisboa, com duas restrições significativas: as limitações de carga na Ponte 25 de Abril e a saturação na Linha de Cintura e na Linha do Norte.