Perolivas ‘ganha’ estrutura residencial para idosos

Uma nova estrutura residencial para idosos, que inclui centro de dia e serviço domiciliário, é inaugurada numa aldeia de Reguengos de Monsaraz, esta sexta-feira, num investimento de 1,3 milhões de euros, foi hoje divulgado.

A Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e Serviço Domiciliário de Perolivas é uma obra da Câmara de Reguengos de Monsaraz, mas vai ser gerida e licenciada pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos daquela aldeia.

Segundo o município, em comunicado, a estrutura tem sete quartos duplos, um triplo e três individuais, salas de reuniões, de pessoal, de refeições e de atividades para os utentes.

Gabinetes de enfermagem, da direção e administrativo, instalações sanitárias comuns, cozinha, lavandaria e área de banhos assistidos são outras das valências.

“O edifício tem capacidade para 20 residentes e 12 utentes no centro de dia e o serviço de apoio domiciliário poderá efetuar o tratamento de roupas de 13 pessoas e servir refeições a 72 beneficiários”, referiu a autarquia.

A empreitada, adiantou, “iniciou-se neste mandato autárquico liderado pelo PSD, foi executada em 16 meses e representou um investimento de 1,3 milhões de euros”, tendo a comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) atingido um milhão de euros.

“O investimento comparticipado pelo FEDER incluiu a empreitada, os equipamentos para a cozinha e o mobiliário”, frisou, salientando que a autarquia adquiriu “os equipamentos para a lavandaria e para a climatização no valor de 50 mil euros”.

De acordo com a câmara municipal, esta estrutura residencial para idosos vai ser inaugurada, esta sexta-feira, às 17:30, estando prevista a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Ramalho.

Na sessão de inauguração, assinalou, vai ser homenageada a família que doou uma parte do terreno para a construção desta infraestrutura, sendo atribuída à sala de convívio a designação de Sala Matilde Lopes Rosado.

O município vai também entregar as chaves do equipamento à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Perolivas, que vai ficar responsável pela sua gestão e pelos licenciamentos para que, posteriormente, a estrutura possa entrar em funcionamento.