Festival Terras Sem Sombra passa por Viana e Alcáçovas

O Município de Viana do Alentejo vai acolher, pela primeira vez, um concerto do Festival Terras Sem Sombra, que vai decorrer até julho, no Alentejo.

De salientar que a 16ª edição do Festival tem como finalidade “a firme vontade de partilhar e projetar o legado cultural e natural do Alentejo”, contribuindo para a formação de novos públicos.

Em Viana do Alentejo, o concerto está marcado para dia 21 de março, na Igreja Matriz, a partir das 21h30, com o grupo La Ritirata, uma formação dedicada à interpretação histórica dos repertórios do Barroco, do Classicismo e do primeiro Romantismo. Entre outras distinções, o grupo recebeu o Premio de Cultura de la Comunidad de Madrid 2017.

Ainda no dia 21 de março, o programa propõe um encontro com bens culturais/património, neste caso, o chocalho e a arte chocalheira, em Alcáçovas, a partir das 15h00.

Na manhã do dia 22, domingo, no âmbito das ações de salvaguarda da biodiversidade é dada a conhecer, na Herdade da Mata, em Alcáçovas, a raça garvonesa ou chamusca, a menos conhecida das raças bovinas portuguesas, uma forma de transição entre os animais de montanha e os de planície. Desde 1994 que a Herdade da Mata tem vindo a efetuar um esforço para a preservação da raça, reunindo o maior efetivo de bovinos garvoneses.